18.12.08

A BIKE NOSSA DE CADA DIA

São Paulo é uma cidade enorme com 17 mil km de ruas e avenidas, porque não escolher as ruas mais tranquilas para usar sua bicicleta?
Muitos motoristas desrespeitam os ciclistas, sim isso é verdade. Mas vamos sair um pouco do quadrado. O custume de pegar nossos carros ou ônibus e enfentar o trânsito em grandes avenidas, nos deixa "miopes" quanto a diversidade ruas que temos para pedalarmos tranquilamente.

As iniciativas a favor do uso da bicicleta estão crescendo no mundo todo, e São Paulo segue a tendência. Em 2007 foi implatado na França e na Espanha sistemas de alguél de bikes, onde é pago um valor pelo tempo de utilização. Em setembro deste ano São Paulo inaugurou seu sistema de alguél em estações do Metrô. Começou tímido, com 10 bikes disponíveis em 4 estações.

Mas a Campanha Ciclista Cidadão, que permite a entrada de bikes no Metrô e trêns da CPTM também começou discreta, com acesso permitido apenas aos sábados, das 15 às 20h, e aos domingos e feriados, das 7 às 20h. Hoje os horários são os seguintes:

Sábados: das 14h até o final da operação comercial (uma hora da manhã de domingo).
Domingos e Feriados: das 4h40 à meia-noite.

E a grande novidade:

Segunda a Sexta: a partir das 20h30. O acesso é para no máximo 4 bicicletas por trem, embarcadas sempre no último vagão.

Na CPTM, os horários de acesso também serão ampliados. Aos sábados, assim como no Metrô, os bikers poderão entrar com as magrelas a partir das 14h. O acesso será permitido até a uma da manhã. Nos domingos e feriados, a permissão valerá para o dia todo.

São Paulo ainda não oferece estrutura adequada para pedalar, como ciclovias e ciclofaixas. Mas não é impossível pedalar pela cidade, basta escolher ruas menos movimentadas, nunca andar pela contra-mão e ter atenção, em ciclovais isso não seria diferente. O trânsito precisa de alternativas, as autoridades já notaram isso, e estão apoiando o uso de bicicleta. Apoia também, quebre sua rotina, pedale!!

Saiba mais em:

.............................................................

Um comentário:

Mimirabolante disse...

É uma idéia genial , uma grande iniciativa.....além de ser um hábito saudável......

Related Posts with Thumbnails