2.12.08

CARRO: USE-O CONSCIENTIMENTE


Visitas ao médico, viagens com a família ou a trabalho, as emergências do dia-a-dia fazem dos automóveis uma alternativa quase inevitável, principalmente nas grandes cidades. Infelizmente a eficiência dos transportes públicos brasileiros ainda não é uma das melhores. Mas se você quer um mundo melhor para você e para seus filhos e netos use seu carro de forma mais eficiente:

1- Na hora de comprar um carro, faça um cálculo simples de qual o tamanho ideal para suas necessidades. Veículos maiores consomem e poluem mais. Modelos do tipo flex fuel estão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. Lembre-se: prefira abastecer com etanol.

2- Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Use-o com moderação, em especial se tiver um enorme 4x4 a diesel. Ande mais em transporte coletivo ou reabilite sua magrela.

3- Compartilhe seu carro. “Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”, recomenda o ambientalista Fábio Feldmann. Você vai se tornar o cara mais simpático da cidade.


4- Carro requer manutenção, não tem jeito. Faça uma regulagem periódica, sempre que possível. Troque o óleo nos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar.

5- Que tal lavar o carro a seco? Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido. Pense também em lavar menos seu carro.

6- Tem atitude mais grosseira que atirar lata ou outros dejetos pela janela do carro? O castigo para essa gafe é garantido: os resíduos despejados na rua são arrastados pela chuva, entopem bueiros, chegam aos rios e represas, causam enchentes e prejudicam a qualidade da água que consumimos.

Não se esqueça que você ainda pode recorrer ao taxi, à bicicleta e à uma saudável caminhada. Acredite, para curtas distâncias esses meios são tão eficientes quanto o carro, além de mais baratos!


Fonte: Planeta Sustentável

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Só usamos o nosso carro na sexta,sábado e domingo.....Na maioria das vzs,andamos de metro,onibus,a pé e de bike ( meu filho ).

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

"2- Carro não é o meio de transporte ecologicamente mais correto. Use-o com moderação, em especial se tiver um enorme 4x4 a diesel."

infelizmente ainda há um enorme preconceito contra o diesel no brasil... apesar da grande quantidade de material particulado, emitida principalmente em função da péssima qualidade do diesel brasileiro, a característica fumaça preta (que pode ser reduzida em até 50% com a mistura de 10% de etanol ao diesel), um veículo a diesel emite menos gases tóxicos que um similar a gasolina, e ainda há a possibilidade de se usar biodiesel ou até mesmo etanol em motores a diesel... se fosse liberado o uso de veículos leves a diesel no brasil e ocorresse um incentivo ao uso do biodiesel e/ou do óleo vegetal bruto como combustível haveria uma melhora considerável da qualidade do ar...

Related Posts with Thumbnails