27.2.09

O BARATO SAI CARO!



Uma grande variedade de produtos ecologicamente corretos podem ser encontrados em países como Espanha, Alemanha, Austrália, EUA e França. São roupas, calçados, brinquedos, alimentos... A escolha por esses produtos é motivada, acima de qualquer coisa pelo valor! Mesmo um pouco mais caros que os produtos comuns, pessoas dão preferência a eles por terem percebido que o “pouco mais caro” hoje pode sair muito mais barato amanhã. Seja pela conquista de uma vida mais saudável, seja pela consciência tranquila de que está fazendo a melhor compra, seja pela preservação do mundo em que vive.


O mercado de produtos eco ainda é considerado pequeno, apenas um nicho, ou seja, apenas parte dos consumidores tem interesse por esses produtos. Será mesmo?

Nós brasileiros já temos uma quantidade razoável de produtos eco a nossa disposição, você sabia disso? Mas ai eu te pergunto: Você já os encontrou em grandes redes de supermercado? Se os encontrou, sabia que eram eco-corretos? Já viu alguma propaganda interessante na televisão ou anúncio em alguma revista?

Acho no mínimo duvidoso que o povo brasileiro não tenha percebido a importância dos produtos eco, isso me faz pensar em duas hipóteses: Ou há falta de informação (Rádio, Tv, Internet, Revistas e Jornais) ou falta de habilidade na venda (marketing) desses produtos!

Falta de informação? Bom... Praticamente toda revista da editora Abril tem um matéria que envolva o assunto sustentabilidade, jornais e telejornais mostram reportagens sobre a importância da preservação do planeta com frequência... Acho que falta de informação não é...

Marketeiros de plantão está na hora de usarem suas habilidades de persuasão para convencer o povo de que produtos eco além de melhores para vida no planeta podem ser melhores para o bolso... Já pensaram se as pessoas soubessem o quanto os agrotóxicos podem prejudicar suas vidas? Quanto elas geram de lixo, e quanto elas gastam com o lixo (se alguém compra um produto numa linda embalagem, certamente está pagando por isso, e esta embalagem provavelmente virará lixo - reciclável, por favor, hein!), quanto jogam fora comida de qualidade (talos e cascas de frutas, legumes e verduras), o quanto gastam de energia e água desnecessariamente?


Que fique bem claro, que eu estou falando de vender produtos REALMENTE ecológicos! Vender uma verdade, um consumo consciente e com responsabilidade. E não esse marketing verde que temos visto por ai nas grandes empresas, onde o consumismo é incentivado, por trás de uma "carinha" verde. O que proponho aqui, vai muito além da simples venda pela venda, estou falando de venda somada a educação e conscientização... De usar as técnicas de marketing a favor do planeta! Não há problema que produtos sejam 60, 40 e até 20% ecológicos, desde que isso esteja claro para o consumidor.

Tudo isso já é muito bem ensinado por ONGs e Instituições há muito tempo, mas só o poder do Marketing pode tornar essas práticas mais frequentes e rotineiras. Criar o desejo nas pessoas de consumirem produtos que façam bem a saúde, ao planeta e a seus bolsos é uma arte ainda a ser desvenda e tendência para o futuro. Se pessoas pagam mais caro por lançamentos tecnológicos, por que não pagariam mais caro para ter mais saúde e um mundo melhor? É uma questão de foco, de despertar essa percepção nos consumidores e assim aumentar as opções de produtos Ecologicamente Corretos no mercado!

Marketing sustentável... Bom para você, bom para o planeta!

Vai uma dica para encontrar alguns produtos eco:

http://www.catalogosustentavel.com.br/

...

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Concordo com vc......há pouco tempo , conversando com uma assessora de marqueting de um grande supermercado no RJ, fiquei estarrecida qd ela me falou que infelizmente, as sacolinhas de plásticos são infinitamente mais baratas do que as de papelão e etc.....até comentou que os sacos de lixo bio-oxidegradável tem pouca saída e etc....realmente.......o barato sai caro....é uma pena....por isso,eu ainda insisto em fazer,como faço e insisto em escrever no meu blog.....acabei de chegar de viagem e vim te visitar.....abraços....

Daniela Lima disse...

Acho q falta mais propaganda desses produtos e do valor ambiental deles!!! Publicitários devem caprichar nisso!!

Related Posts with Thumbnails