7.1.10

CAOS URBANO



Quem vive em São Paulo sabe como é dramático ficar preso no trânsito. Percorrer menos de 5 km pode demorar mais de 30 minutos. Só o motorista tem idéia do que é ver seu precioso tempo com a família, com os amigos e de descanso ser consumido por uma cultura arcaica e insustentável. Infelizmente, em São Paulo a distribuição das linhas de ônibus, trem, metro e suas integrações não proporciona nenhum conforto a quem os utiliza. E por mais torturante que seja, ainda é inevitável o uso do carro. Não que eu achei goste disso!! Mas veja a situação: terça-feira fui buscar minha namorada no trabalho (com o carro da empresa). O trajeto da minha casa ao trabalho dele tem mais ou menos 10km, e do trabalho até sua casa mais uns 8km. Tudo muito perto né? Pois então, para percorrer os primeiros 10km gastei pouco mais de 01:00 e nos 8km restantes fui em 15 minutos (pois estava contra o fluxo do congestionamento). Era uma noite de chuva forte e houve um acidente no meu do caminho. Mas se eu optasse pelo transporte público com certeza nossa viagem demoraria muito mais e iríamos espremidos em ônibus lotados.

Minha conclusão de tudo isso: enquanto não houver alternativas de transportes públicos viáveis e mais favoráveis que o carro (e outros transporte individuais), o paulistano (e o brasileiro) continuará utilizando o carro mesmo que para isso desembolse uma fortuna com manutenção e outras despesas. Não compro meu carro pela grana e por que felizmente tenho o carro da empresa que posso usar quando preciso. Mas se eu precisasse, certamente compraria um. Como já fiz no passado.
Estou apostando todas minhas fichas no triciclo elétrico Pompeo que só chegará ao mercado em 2012. Triste? Sim, pois ainda busco um transporte individual. Mas realista, por acreditar que em 2 anos a política de transporte público não melhore (apesar de estar evoluindo) a ponto de deixarmos o “sujismundo” carro à combustão de lado.

...

Um comentário:

Dany Beckmann disse...

Essa é uma verdade triste. Realmente o transporte público do Brasil é dos piores do mundo! Eu que utilizo isso todos os dias, sei desse problema. E o que nos resta é continuar tendo esperanças...

Related Posts with Thumbnails