24.2.10

PRECISAMOS NOS PREPARAR MAIS


Eu não sou de ficar escrevendo muitos textos científicos e políticos por aqui, até porque o objetivo e função desse blog é outro. Mas depois de ler o artigo do Lúcio Flávio, publicado no Yahoo! Notícias achei interessante repassar a informação e dar alguns pitacos...

A História nos ensina que guerras acontecem pelos mais diversos motivos. Em geral motivos esses, fúteis e estúpidos. Temos aí, em pleno século XXI, a guerra no Iraque para tirarmos de exemplo (as conclusões ficam por conta de cada um).

Independentemente de guerras serem justas ou não (justa é uma palavra que não combina com guerra), elas acontecem. Depois de ler o artigo A água na Amazônia está sendo roubada? fiquei um tanto encafifado em relação a quanto nosso país e o mundo estão preparados para proteger os recursos naturais. E não quero aqui falar de armamentos, aviões, navios e toda essa bugiganga criada para destruir. Falo de diplomacia, argumentação, conversa, acordo, poder de barganha para negociar o uso sustentável desses recursos. Isso me soa um tanto utópico, mas seria a forma mais “justa” e pacífica para tal.

Mas será que estamos preparados para isso?

Estima-se que 1,5 bilhão de seres humanos já não disponham de água suficiente para suas necessidades essenciais. (...) Esse contingente, que equivale à população da China.

A próxima guerra será pela água, anuncia um número crescente de profetas, baseados mais na correlação lógica de fatores do que numa análise minuciosa e específica das situações.

Este é o mesmo método que utilizam para apontar o sítio dessa próxima guerra: a Amazônia. Nada mais lógico: a bacia amazônica, que se espraia por nove países da América do Sul, mas tem dois terços das suas águas drenadas no território do Brasil, representa 68% da massa de água doce superficial do nosso país e de 8% a 25% (conforme as diferentes avaliações) do total do planeta. Sua principal riqueza ou está escondida no subsolo, em depósitos de minérios, ou na sua floresta tropical, um terço do que ainda subsiste sobre a superfície terrestre. E a mais rica em biodiversidade. Um tesouro difícil de ser protegido, sujeito a todas as formas de roubo.


Foto: tpalitot [by Flickr]
...

Um comentário:

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Olá Henrique, a ganancia do ser humano é ridícula mesmo, não sabemos dividir queremos sempre somar. Talvez chegaremos ao ponto de matar por um copo de água. Quanto mais o homem tem, mais ele quer, e faz guerra sim em nome de tudo, em nome do dinheiro, em nome da honra, em nome da terra, em nome da água, em nome da paz, em nome de Deus. Esses somos nós os ¨civilizados¨.
Abraços.

Related Posts with Thumbnails