17.5.12

VEJA BEM AMIGON...


Há algumas semanas uma entrevista causou certa polêmica entre o pessoal que acompanha as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade (não gosto de usar o termo ambientalista, pois ele me remete ao ativismo, que me lembra ideologia utópica e acredito que o tema é mais concreto para ser tratado apenas como ideologia).

Uma galera não gostou do que viu e ouviu (assista ao vídeo abaixo). Outros aprovaram e só esperavam por um estudioso fazer um depoimento desses para dizerem: “Tá vendo não falei que esse lance de Meio Ambiente era modinha! Não tem nada a ver!”

Eu confesso que fiquei um pouco receoso quando o Professor da USP Ricardo Augusto Felício, especialista em climatologia antártica, começou a entrevista (veja o vídeo completo abaixo) com certo ar de ironia. Pensei: “Esse maluco vai começar a falar MER... em rede nacional!”(Desculpem pela pretensão, mas é que hoje em dia não para confiar em tudo o que se vê na televisão, talvez em nada, enfim...). No decorrer da entrevista o cara mostrou realmente conhecer (mais do que eu) sobre o assunto e continuei prestando atenção no que ele dizia. E aí que mora o XIS da Questão: PRESTAR ATENÇÃO! Muito nego ouviu o que queria e pronto... parou de PRESTAR ATENÇÃO, achando que tudo o que se fala sobre meio ambiente é balela, seja a sacolinha plástica (tão comentada) ou o desmatamento na Amazônia. “Ó lá, não falei? O cara tá certo, aquecimento global é maior furada!”

Opa! Calma aê amigon! Falou bem, Aquecimento Global. Ele não é o primeiro estudioso dizendo que o aquecimento global pode não ser tão assustador assim ou sequer ter sido provocado pela intervenção humana na Terra. Eu já atépubliquei um vídeo aqui no CE em 2010.


Primeiro é preciso tomar muito cuidado com o que se diz em rede nacional num país onde a maior parte da população (infelizmente) não tem uma educação de qualidade. Segundo, na entrevista o Professor Ricardo cita duas frases  importantes: 1) “Eu não disse que sou a favor do desmatamento...”, 2) “Micro-clima” (pense nisso como sua cidade).

1)      Ok! O El Niño e o La Niña são os responsáveis pelas chuvas, geadas, enxurradas, tsunamis e tudo mais que vem acontecendo (todo ano) no mundo todo. Mas nem por isso vamos destruir um dos maiores (senão o maior) núcleos de biodiversidade intactos e inexplorados da Terra!

2)      Quem conhece sabe, o que é caminhar 10 minutos na Avenida Paulista em dias secos respirando o “ar puro” da cidade de pedra, acredite, é desesperador! Pois bem, micro-clima é onde você ou qualquer pessoa vive. E ele deve oferecer condições sadias para sobreviver e aí se inclui necessidades fundamentais do ser humano como o ar, a água e o espaço físico. Portanto, um Micro-clima equilibrado (em uma cidade) é sim importante para sua população. Ou você pensa que seu lixo desaparece quando entra no caminhão? Se preocupar com o meio ambiente, é acima de qualquer coisa, se preocupar em como e onde você viverá, é pensar em qualidade de vida, mobilidade e conforto climático.

Não seja como um daqueles paulistanos que dizem odiar a cidade devido à poluição e ao trânsito, que por isso vão se mudar para interior, mas recusam-se em abandonar os grandes e poluentes carrões (Me pergunto se eles deveriam se mudar e mudarem-se?! Complexo!)... Ou pior ainda, se conformar com uma explicação parcial sobre apenas UMA das complexas discussões sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade!
Pense bem antes de vomitar discursos sem conteúdo. Olha, acho que o professor Ricardo também vai concordar com isso!!
...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails