11.11.08

É FÁCIL, RECICLE!

Separação do lixo orgânico e do reciclável, economizar água e energia, consumir menos carne, utilizar o carro somente quando for necessário, comprar produtos orgânicos e naturais, etc, etc, etc. A mídia em geral tem comentado e imposto bons temas para reflexão. Mas e você? Tem agido a favor do meio ambiente?

Todos nós aprendemos uma novidade a cada dia e muitas vezes não conseguimos relacionar idéias interessantes com a prática diária. Pois bem, parece básico, mas não se envergonhe se você ainda não separa o lixo de sua casa. Segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) apenas 12% de todo o lixo brasileiro é destinado para reciclagem. E acredite, é mais simples do que você imagina!

Sabe aquelas “sacolinhas” de supermercado do século passado que você guardou, de muitos anos atrás? Coloque uma delas pendurada em um lugar estratégico para facilitar o descarte na sua área de serviço, na porta da sua cozinha ou onde achar melhor. Ah... você não tem mais essas pragas na sua casa? PARABÉNS! Nesse caso pode utilizar um saco lixo comum mesmo.

Antes de jogar seu “lixo” no bom e velho cesto, pare e sempre faça a seguinte pergunta: “Isso é reciclável ou orgânico?”. Com o tempo fará essa pergunta inconscientemente. Tudo o que for orgânico jogue no seu já conhecido cesto e o restante jogue naquela “sacolinha”. (É MUITO IMPORTANTE QUE AS EMBALAGENS ESTEJAM LIMPAS E SECAS ANTES DE SEREM DESCARTAS).

Pronto! Viu como foi fácil? Você já pode se orgulhar e dizer que faz reciclagem em casa. Então você se pergunta:

Ok , eu fiz a minha parte, separei o lixo orgânico do reciclado. Mas e agora, onde jogo tudo isso?”

Calminha ai! Se no seu condomínio ou na sua rua já possui um sistema de coleta seletiva ótimo! Informe-se sobre quais são os dias de coleta e onde você deve deixar seu material para a coleta.

Se você não tem acesso a um sistema de coleta, uma alternativa é: separe um volume razoável de material reciclável e leve contigo na ida ao supermercado. Isso mesmo! Leve as “sacolinhas” e descarte-as nos muitos postos de coleta espalhados pela sua cidade. As grandes redes de supermercados já oferecem recipientes específicos para descarte desse tipo de material. Se a rede que você costuma comprar não oferece esse recurso, está na hora de analisar se vale à pena continuar comprando nela.

Mas atenção! Se você já separou todo o seu material reciclado, cuide bem dele, procure locais que a reciclagem realmente funcione!

Se ainda assim ficar difícil para você, informe-se sobre quais cooperativas na sua cidade coletam material reciclado e entre em contato. Esse pessoal estará disposto a te orientar. Pode também acionar a prefeitura local ou o síndico do seu prédio, e exigir coleta seletiva na sua rua ou condomínio, pois eles têm o dever de disponibilizar locais específicos para este fim.

Os orgânicos, você pode encaminhar para a coleta comum de lixo ou até transformá-los em adubo.  Ficou curioso? Em breve trarei mais informações sobre compostagem caseira. Colabore com a SUA vida, RECICLE!

Informe-se:

Saiba para onde levar os seus Recicláveis

Acesse: http://www.recicloteca.org.br/quemrecebe.asp

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails