11.12.08

BRINQUEDOS ECOLÓGICOS

Vocês já pararam para pensar como os brinquedos da criançada moderna são ecologicamente INcorretos? Pilhas, baterias, caixas de papelão, plásticos aqui, isopor ali, embalagens que não tem fim, uma infinidade de componentes derivados do petróleo, alguns até tóxicos... É muita coisa não acham?

Eu sinceramente nunca havia pensado nisso. Parei para refletir quando vi hoje no Yahoo! Post um artigo sobre uma Casa de Bonecas do Futuro com apelo sustentável. Achei interessante e fui "xaretar" mais sobre o assunto. Mais uma vez me surpreendi! Encontrei carrinhos, robôs e bichinhos movidos a luz solar, brinquedos de madeira de reflorestamento e atóxica, jogo de xadrez feito com peças de carro recicladas e até bonecos para plantar (Isso mesmo! Depois de brincar é possível plantá-los). Mas o que mais me chamou a atenção foi o Banco Imobiliário Sustentável, por ser o único dos brinquedos citados que é fabricado e comercializado no Brasil.



A Estrela (frabrincate do jogo) em parceria com a Brasken (indústria petroquímica) o lançou em julho deste ano. Com uma temática sustentável, ao invés de bairros e ruas importantes, as casas do tabuleiro são reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros, Serra da Mantiqueira e locais de produção de cana de açúcar, como Teotônio Vilela (AL), Ribeirão Preto (SP) e Três Lagoas (MS). Empresas como Companhia de Reciclagem Energética, de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica tomaram o lugar das antigas companhias de transporte. As cartas de Sorte ou Revés também são temáticas. O jogador pode sofrer reveses como multas, ou sorte como lucro com o turismo ecológico. Além de toda essa aula de sustentabilidade, as peças do jogo são produzidas com plástico "verde" produzido com matéria prima 100% renovável e a caixa,o tabuleiro e as cartas com papel reciclado.

Nesse Natal presentei as crianças com brinquedos ecológicos, são educativos e ajudam a preservar o planeta.

Todo esse catálogo de brinquedos ecológicos encontrei em Blog de Binquedo.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Muito boa esta sua postagem.....Eu vi o Banco Imobiliário e achei super interessante......Diminui tbm a questão do consumismo.....

Related Posts with Thumbnails