15.12.08

CONSUMIDOR SIM, IRRESPONSÁVEL NÃO!

Depois de ler a matéria "A Anatomia do Consumo" publicada na VEJA dessa semana, refleti sobre a questão do consumo consciente. Segundo a matéria, estudos revelam que o cérebro humano é mais passivo às emoções do que à razão diante do consumo. Técnicas para atração de clientes são cada vez mais intensas. Os cinco sentidos estão sendo cada vez mais seduzidos! Faço a seguinte leitura do assunto: Ações de conscientização são eficientes, até que, o desejo de consumir seja maior que a responsabilidade sócio-ambiental! Será?

Fazendo uma auto-análise, sou uma pessoa, que tem todos os impulsos consumistas de qualquer ser humano. Não vamos parar de consumir, nossa economia, empregos, salários giram em torno disso. Mas é possível controlar a emoção e agir com responsabilidade e consciência ambiental. Não pensem que sou um eco-chato que toma banho gelado no inverno, e que reprimo minhas vontades e desejos a favor da natureza, apenas tento conciliar meu estilo de vida com a preservação do planeta, eu adoro meu chuveiro elétrico, e o uso com consciência.

A grande sacada está em se perguntar: Dá pra ser melhor? Quando comemos, compramos uma roupa, viajamos, ou algo do tipo, acreditem, muitas vezes é possível melhorar!

Quando for comprar um carro: Existe outro que consuma menos álcool? Caso precise comprar uma roupa nova: Tem alguma feita com tecido ecológico que possa substituí-la? Na ida ao supermercado: Há outro produto similar com menos embalagens, ou embalagens recicláveis? Se a resposta for não, “relaxe e compre”! Só não deixe de fazer a mesma pergunta na sua próxima compra, vai que até lá não surgiu um novo produto menos agressivo ao meio ambiente.

Tudo é uma questão de costume, não tem gente que costuma sempre fazer três orçamentos antes de comprar algo, ou calcular quantas calorias têm nos alimentos? Então! Não vai ser tão difícil pensar em consumo consciente, vai?

Treine, controle-se e faça disso algo prazeroso... Sua consciência agradecerá!



Imagem: http://www.licenciamentoambiental.eng.br/

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Concordo com vc.....Estou sempre pensando.....me questionando....e por aí vai.....não sou eco chata....tenho muito bom senso....e penso sempre no próximo....no planeta.....nos cuidados com a natureza....

Related Posts with Thumbnails