26.1.09

FILOSOFAR OU AGIR?


Depois de ler o post "Há muito mais entre o filosofar e o agir, do que ousamos sonhar!" publicado pelo D. Afonso XX, o chato no blog Faça a sua parte, fiz questão de comentá-lo.

Achei que meu comentário resumiu bem o espírito do Conceito Ecológico e por isso resolvi publicá-lo. Filosofar é bom, mas o melhor é agir! Pense nisso...

"A imagem negativa de radicalismo, anarquismo e de modo "alternativo" de vida ainda está
fortemente enraizada na cabeça da maioria das pessoas.
Precisamos todos integrar práticas sustentáveis ao cotidiano, filosofia é muito bonita, mas os resultados são alcançados através de ações e exemplos, casos reais, experiências, fatos!
O cuidado com o meio ambiente não pode ser visto como ideologia de "ecoloucos", mas sim uma forma de vida mais sadia para nós e para todo o mundo! Possíveis e práticas!
A você meu caro colega leitor do Faça, isso, é contigo mesmo! Tente conscientizar e inspirar com boas práticas seus pais, primos, tios, filhos, sobrinhos, amigos, pessoas que estão mais próximas de você!!

A luta para frear o consumismo deve ser encarada de forma simples e prática, mostrando que é possível sim, ser mais econômico, mais agradável, e viver com menos. Menos preocupações, menos lixo, menos poluição. Dinheiro todo mundo quer, é hipocrisia dizer que a vida é melhor com menos dinheiro! O problema não é ter dinheiro e gerar riquezas, mas sim a forma como ele é conquistado e utilizado. Vai comprar, compre só o que precisa. Vai viajar, otimize seus planos para poluir menos. Vai comer, prefira alimentos orgânicos e com menos embalagens. Carne? Coma, mas evite excessos, prefira as brancas. Carro? Use-o só se necessário, pense se não vale mais a pena ir a pé, de bike, de ônibus, metro ou táxi. Recicle seu lixo, melhor ainda, evite a geração de lixo. Você realmente precisa das sacolinhas de super mercado? Se você desligar o piloto automático e parar para refletir sobre suas ações vai ver que você pode otimizá-las a favor do SEU planeta!!!

Abraço a todos!"

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Hoje no Jornal Nacional,uma reportagem bem bacana sobre o uso do BIOGÁS......e uma palavra que me chamou a atenção föi a palavra "ESFORÇO ".....se alguém quiser fazer alguma mudança .....só se esforçando....as soluções estão perto de nós....é preciso apenas um "ESFORÇO ".....é isso aí....AGIRA .....

D. Afonso XX, o Chato disse...

Oi Henrique,

Valeu pelo comentário superpertinente. E gracias por reproduzí-lo no teu blog (muito bacana, por sinal).

abração
Afonso

Related Posts with Thumbnails