26.1.09

FILOSOFAR OU AGIR?


Depois de ler o post "Há muito mais entre o filosofar e o agir, do que ousamos sonhar!" publicado pelo D. Afonso XX, o chato no blog Faça a sua parte, fiz questão de comentá-lo.

Achei que meu comentário resumiu bem o espírito do Conceito Ecológico e por isso resolvi publicá-lo. Filosofar é bom, mas o melhor é agir! Pense nisso...

"A imagem negativa de radicalismo, anarquismo e de modo "alternativo" de vida ainda está
fortemente enraizada na cabeça da maioria das pessoas.
Precisamos todos integrar práticas sustentáveis ao cotidiano, filosofia é muito bonita, mas os resultados são alcançados através de ações e exemplos, casos reais, experiências, fatos!
O cuidado com o meio ambiente não pode ser visto como ideologia de "ecoloucos", mas sim uma forma de vida mais sadia para nós e para todo o mundo! Possíveis e práticas!
A você meu caro colega leitor do Faça, isso, é contigo mesmo! Tente conscientizar e inspirar com boas práticas seus pais, primos, tios, filhos, sobrinhos, amigos, pessoas que estão mais próximas de você!!

A luta para frear o consumismo deve ser encarada de forma simples e prática, mostrando que é possível sim, ser mais econômico, mais agradável, e viver com menos. Menos preocupações, menos lixo, menos poluição. Dinheiro todo mundo quer, é hipocrisia dizer que a vida é melhor com menos dinheiro! O problema não é ter dinheiro e gerar riquezas, mas sim a forma como ele é conquistado e utilizado. Vai comprar, compre só o que precisa. Vai viajar, otimize seus planos para poluir menos. Vai comer, prefira alimentos orgânicos e com menos embalagens. Carne? Coma, mas evite excessos, prefira as brancas. Carro? Use-o só se necessário, pense se não vale mais a pena ir a pé, de bike, de ônibus, metro ou táxi. Recicle seu lixo, melhor ainda, evite a geração de lixo. Você realmente precisa das sacolinhas de super mercado? Se você desligar o piloto automático e parar para refletir sobre suas ações vai ver que você pode otimizá-las a favor do SEU planeta!!!

Abraço a todos!"

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Hoje no Jornal Nacional,uma reportagem bem bacana sobre o uso do BIOGÁS......e uma palavra que me chamou a atenção föi a palavra "ESFORÇO ".....se alguém quiser fazer alguma mudança .....só se esforçando....as soluções estão perto de nós....é preciso apenas um "ESFORÇO ".....é isso aí....AGIRA .....

Luiz Afonso Alencastre Escosteguy disse...

Oi Henrique,

Valeu pelo comentário superpertinente. E gracias por reproduzí-lo no teu blog (muito bacana, por sinal).

abração
Afonso

Related Posts with Thumbnails