7.2.09

10 RESPOSTAS ECO

A revista Bons Fluídos deste mês, publicou 10 perguntas para esclarecer de uma vez por todas algumas dúvidas sobre possíveis atitudes ecológicas no nosso dia-a-dia. Vale a pena conferir...

1-) Os produtos orgânicos são realmente 100% orgânicos?
Sim, desde que a certificadora que lhe dê tal título seja confiável, como o Instituto Biodinâmico e a Ecocert, entre outras. Para certificar um produto agrícola como orgânico, o IBD, por exemplo, exige: desintoxicação do solo, não-utilização de adubos químicos e agrotóxicos, atendimento às normas ambientais do Código Florestal Brasileiro, recomposição de matas ciliares, preservação de espécies nativas e mananciais, respeito às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho, bem-estar animal e envolvimento com projetos sociais e de preservação ambiental. O cumprimento de todas essas etapas é a garantia de que o produto é realmente 100% orgânico.

2-)
Chuveiro elétrico, a gás ou aquecedor solar?
A melhor opção é o aquecedor solar. O Sol é fonte de energia limpa e inesgotável. Mesmo que o equipamento de aquecimento de água por energia solar seja mais caro do que um chuveiro elétrico, o investimento será pago pela conta de luz mais barata. Entre o chuveiro elétrico e o a gás, o impacto é semelhante.

3-) Tudo que é biodegradável é bom? Até o plástico biodegradável?
Os produtos biodegradáveis são preferíveis aos não biodegradáveis, mas isso não significa que não sejam poluentes. O esgoto, por exemplo, é composto de dejetos humanos, portanto, é biodegradável. Entretanto, quando é lançado em grande quantidade num rio, supera a capacidade que os microorganismos presentes naquele ambiente têm de decompor o esgoto e manter a água limpa. O plástico biodegradável tem a propriedade de se degradar em poucos meses, em vez de permanecer no meio ambiente por décadas, como o plástico comum.

4-) Ao comprar uma bebida no supermercado, deve-se escolher as de garrafa PET, lata, garrafa de vidro retornável, garrafa de vidro descartável ou Tetra Pak?
Todas as embalagens têm impacto em seu processo de fabricação e no descarte. Entretanto, é preferível utilizar as garrafas de vidro e alumínio por serem recicláveis. Para o consumidor, o mais importante é fazer a separação do lixo em sua casa e encaminhar os materiais para a coleta seletiva.

5-)
Embalagem Tetra Pak deve ser descartada em recipientes de metal, papel ou plástico?
Nos recipientes de papel, pois seu destino será a fábrica de papel reciclado, onde será feita a separação entre os tipos de folha. Basta limpar superficialmente e deixar secar as embalagens que contenham líquidos.

6-) Construir edifícios mais baixos e largos, sem elevador, para diminuir o consumo de energia, ou mais altos, com elevadores, que podem evitar o aumento da malha urbana, diminuindo a distância entre as pessoas e, consequentemente, aliviando o trânsito?
A tendência do planejamento urbano sustentável é, ao estilo das cidades européias, concentrar moradia, trabalho, educação e lazer. Isso evita que as pessoas tenham de se deslocar por grandes distâncias. Nesse sentido, os prédios mais altos com elevadores seriam uma boa solução. Quanto ao consumo de energia, tudo depende do projeto, que pode obedecer aos critérios das construções sustentáveis e, com isso, usar energia de forma mais eficiente. Os hábitos dos moradores, como o uso mais consciente de luz, água e ar-condicionado, por exemplo, também influenciam diretamente no consumo.

7-)
Enxugar as mãos em toalha de papel ou naquelas máquinas que fazem vento?
Tudo indica que as máquinas que fazem vento são mais econômicas, mesmo movidas a energia elétrica. Na produção das toalhas de papel, além do consumo de madeira, a fabricação requer enormes quantidades de água e também da própria energia elétrica.

8-) Se eu construir uma casa, é melhor fazer o telhado com estrutura de ferro ou madeira certificada?
Do ponto de vista de impactos ambientais, o ferro não é um recurso renovável, pois é feito de minério de ferro. A mineração, se não for realizada da maneira adequada, pode trazer vários impactos negativos. A madeira, por outro lado, é um recurso renovável. Quando tem o selo de certificação FSC, significa que foi extraída de uma área onde se dá o manejo sustentável, da qual as árvores são extraídas de forma que se preserve a floresta.

9-)
Você não pode ficar sem o secador de cabelos?
Então, reduzir o tempo de uso do secador já ajuda na economia do planeta. Segundo Christie Matheson, autora de Eco Chic, Salvando o Planeta (ed. Matrix), usar o secador por 12 minutos diários equivale a 200 kg de emissão de CO2 por ano. Se você deixar o cabelo secar naturalmente por 15 minutos antes de usar o aparelho poderá deixar os fios lisos em seis minutos.

10-) Separo o plástico de produtos como pão de fôrma, verdura comprada no supermercado, sabonete e chocolate, entre outros, ou ele não é reciclável?
O plástico filme que embala frutas e verduras nos supermercados é reciclável, sim. Quanto às demais embalagens, as recicláveis têm impresso no rótulo do produto o símbolo que indica essa propriedade – o triângulo feito de setas.

Fontes:
Planeta Sustentável - [Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu e EcoChic, Salvando o Planeta com Estilo, de Christie Matheson (ed. Matrix)].

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Oi,gostei desta postagem....muito legal !!Tem um "mimo "para vc lé no meu blog....depois aparece...bjs...

Dany Beckmann disse...

Planeta sustentável! É isso primo! Beijos

Related Posts with Thumbnails