Ontem depois de um rolezinho com minha magricela, cheguei em casa, tomei um banho, e coloquei pra tocar um cd antigo dos Titãs. É uma coletânea de músicas de 1984 a 1994. Em “Homem primata” comecei a pensar sobre o resultado do chamado capitalismo selvagem: desmatamento, consumo desenfreado, poluição do ar e da água, tráfico de animais, achei bacana, pois há vinte e tantos anos atrás os rockeiros já falavam em meio ambiente e responsabilidade social. Legal isso ...
Depois de duas músicas, começou a faixa “Comida”... E achei interessante como se cantava “a gente não quer só comida... a gente quer a vida como a vida quer”. Essa frase mostra entre outras coisas, o desejo de consumo concorda? Daí a imagem “pura” que havia construído foi à terra. Quer saber se fiquei triste? Que nada! Fiquei feliz. Pensei no seguinte: Capitalismo é totalmente o oposto de sustentabilidade certo? Mas talvez, entre um extremo e outro, haja espaço aí para um novo modelo de economia, uma economia sustentável, onde todos consumam mais conscientes, sabendo que o ser humano não precisa de tanta futilidade para sobreviver e ser feliz. E quem sabe um dia cheguemos a um mundo ideal, com meio ambiente, economia e sociedade interagindo em um ciclo mais harmonioso.
O que você acha disso? As pessoas estão mais conscientes em relação à preservação do planeta? Comente e responda a nova enquete do Conceito Ecológico!
...
3 comentários:
quando vi a imagem do seu blog na minha page, sabia que vc falaria de homem primata, mas não lembrei de ...comida para quem precisa... q podemos ter um meio termo é possível, mas vejo tb que todos os dias surgem novos produtos, tecnologias e acabamos jogando tudo q temos fora para adquirir mais e mais, já decidi, este ano não troco de celular, só torcarei quando ele não funcionar mais...todos esses produtos geram novos empregos, governos querem empresas instaladas para terem receita, o governo de SC quer mudar o código ambiental dizendo que é para ajudar pequenos produtores, mas cá pra nós?? é necessário reduzir de 30m p 5m, faixa de mata ciliar para ajudá-los...políticas sujas, não colaboram com o desenvolvimento sustentável!!!
podia fechar dizendo
" a gente quer inteiro e nao pela metade" e se a gente continuar nessa gana, maldita gana, consumista... nem a metade teremos daqui a pouco certo?
Sustentabilidade é a palavra-chave, tão chave que já se tornou um lugar comum, para pseudo-ativistas. Temos, principalmente nós, que saber separa o joio do trigo, Não nos amarraremos em árvores, mas tampouco permitiremos o avanço selvagem nas nossas fontes de recursos naturais renovaves e não-renovaveis.
Mto bom meu amigon.
Abrass.
Infelizmente não vejo as pessoas mais conscientes. Vejo que muitas pessoas se utilizam desse apelo, mas apenas para ganhar mais dinheiro. Um dia a situação se tornará tão insustentável que será obrigação dar um jeito no que já foi destruído. Pois é, capitalismo selvagem!
Postar um comentário