23.7.09

SACO É UM SACO


Saco é um saco!

Foi exatamente isso que o Ministério do Meio Ambiente disse para as sacolinhas plásticas quando lancou a campanha Saco é um saco em Junho deste ano. O MMA, conta com o apoio da rede de supermercados Wal-Mart, e quer chamar a atenção do cidadão brasileiro para o enorme impacto ambiental de um hábito aparentemente inofensivo: pegar sacos e sacolas plásticas.

Os sacos e sacolas plásticas são produzidos a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos não-renováveis. O impacto das sacolinhas começa aí: como consumimos sacolinhas aos bilhões em todo o mundo, e sendo elas descartáveis, a pressão por esses recursos naturais não para de aumentar. Depois de extraído, o petróleo passa pelo refino, que emite gases de efeito estufa e efluentes. As sacolas quando não vão direto para o meio ambiente, são enviadas para os aterros e lixões. O desastre pelo seu uso é enorme já que elas podem matar animais, hipermeabilizar solo, causar enchentes e contaminar a água de rios e oceanos.
Os impactos ambientais das sacolinhas plásticas são muitos, por que elas são muitas - são bilhões! - e está em nossas mãos diminuí-lo. Basta dizer “Não, obrigado” quando oferecerem uma. Basta adotar uma sacola retornável ou outra alternativa. Basta olhar com outros olhos para nossas ações cotidianas. Lembram do post "Só se necessário"?
Para saber mais visite o Blog da Campanha, lá você encontra todo o histórico de ações do MMA, dicas para aplicar os 3R (Reduza, Reutilize e Recicle), baixar arquivos e ainda pode participar da enquente "Você usa sacolas retornáveis?"


O Conceito Ecológico apoia e assina embaixo, Saco é um saco pra todo mundo!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails