15.9.09

AÍ FORÇOU A AMIZADE!

“O plástico faz parte de nossas vidas...” E devemos reduzí-lo até onde seja sustentável!

Mas será o Benetito?

Sou totalmente a favor do consumo consciente, da reciclagem, do reuso e da redução. Mas usar esses argumentos a favor das sacolas plásticas é demais!
Há pouco tempo o governo lançou a campanha Saco é um saco. Que incentiva as pessoas a voltarem a fazer compras com as boas e velhas sacolas de feira ou as modernozas Ecobags (ou sacolas ecológicas). Aí a PLASTIVIDA vem com um absurdo desses...



Enquanto o mundo luta contra o uso de sacolas plásticas, eles inventam o selo de sacola mais resistente. As sacolinhas são realmente um lixo! São fracas e muitas vezes não resistem a produtos mais pesados. Mas espera aí né? A solução não é criar sacolas mais resistentes! Elas continuarão poluindo, matando animais e impermeabilizando o solo tanto quanto a sacolas mais fracas.

Ficam os recados...

A você: PRESTE ATENÇÃO! SACO É UM SACO! Não se deixe enganar por um vídeo com música bonita. Seja consciente, pare de usar sacolas plásticas, recicle aquilo que não conseguir reutilizar e reduzir, consuma menos, poupe água, plante e cuide de uma árvore, vá ao trabalho bicicleta ao menos uma vez por semana, use mais o transporte público (se não for de qualidade reivindique melhorias), faça a sua parte para um mundo sustentável!

A Plastivida: Apóiem o desenvolvimento de produtos menos poluentes, incentivem a reciclagem nas micro e pequenas empresas, apóiem o uso de sacolas ecológicas e comecem a seguir (realmente) a tendência mundial de preservação do planeta! Incentivar o uso de sacolas plásticas não é o caminho.

Para saber mais sobre a campanha Saco é um saco clique AQUI.

...

3 comentários:

Raoní disse...

acho que vc foi um pouco xiita agora.
a mensagem que me foi passada foi para um uso consciente, redução, reutilização reciclagem.

ta la.. ele fala. redução!!

Mas è utópico imaginar que nos livraremos por completo das sacolas plásticas.

Henrique Beckmann disse...

Xiita, vc acha cara?

Eu não concordo não.
Eu vi que eles falam dos 3Rs.
Mas entendo que é sustentável dar uso correto para o plástico. Na propaganda um garoto usar a sacola para na molhar o gesso no braço, um mulher usar a sacola para se proteger da chuva, em outra cena criança joga futebol com uma bola de sacola plástica.
Talvez eu tenha me expressado com certa revolta sim (rs).
Mas penso que ao invés do incentivo, mesmo que indireto, do uso de sacolas plásticas não ajuda em nada. Muito pelo contrário, vejo que essa campanha pode "cegar" mais ainda a pessoas. E elas acharem que são mais "ecológicas" por usarem sacolas plásticas mais resistentes, quando continuam poluindo rios e o solo. É comum o pessoal justificar o uso de sacolinhas em cestos de lixo, para transportar objetos pequenos, etc, etc. Mas isso é ilusão. Tenho uma empresa de embalagem, o digo com propriedade, que um saco de lixo degrada muito menos o planeta que uma sacolinha de mercado. A maioria dos sacos de lixo é produzida com matéria prima reciclada e reutilizada (basicamente aparas de processo). É mais nobre usar sacos de lixo (já existem até alguns biodegradáveis) do que sacolinhas. Para carregar pequenos objetos tenha uma ecobag sempre em mãos, para se proteger da chuva use uma capa de chuva (pode ser mais prática que um guarda chuva - certamente ela não irá para o lixo depois do uso como a sacolinha), para jogar futebol use uma bola. Tudo isso pode e continuará sendo de plástico, mas não contribuirão com o aumento do volume de lixo no mundo!

Abraços meu caro, e bora pedalar hj!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

eu quando vou ao mercado evito pegar sacolas em excesso, e acabo reaproveitando ao invés de comprar sacos de lixo...


a propósito: óleos vegetais (até óleo de cozinha usado) podem servir para a fabricação de plásticos (principalmente poliéster), então até a produção de sacolas poderia passar a ter um aspecto ecológico, reduzindo a quantidade de um resíduo bastante problemático quando manejado de forma incorreta e priorizando o uso de fontes renováveis...

Related Posts with Thumbnails