26.10.09

O IMPASSE DA ENERGIA EÓLICA



RT...

"As paisagens litorâneas do Ceará têm ganhado novos componentes nos últimos tempos: altas torres brancas com enormes hélices, que captam a força dos ventos para geração de energia. Considerada uma das formas mais limpas de se produzir energia elétrica em vigor no mundo, a energia eólica, porém, tem sido questionada no Estado, onde ações do Ministério Público Federal têm denunciado diversos problemas socioambientais causados na instalação dos parques eólicos.

Entre os problemas estão a devastação de dunas, o aterramento de lagoas, interferências em aquíferos, a destruição de casas e conflitos com comunidades de pescadores.

"Apresentam o projeto como se fosse ser feito numa praia deserta, mas não, há pessoas que vivem nesses lugares a vida toda e que agora sofrem uma interferência violentíssima", disse o promotor Paulo Henrique de Freitas Trece, de Camocim (cidade localizada a 370 km de Fortaleza). "Fora isso, estamos perdendo todas as nossas dunas. É uma situação dramática."

O Ceará hoje concentra o maior parque eólico do país, com 267,90 MW (megawatts) de energia sendo geradas pelo vento em 11 usinas já instaladas. Até o final do ano, há uma perspectiva de que sejam alcançados 518,33 MW de potência, com a inauguração de outros três grandes parques.

O último parque inaugurado é o maior do Nordeste, justamente o de Camocim (onde Trece atua), na praia Formosa. Só essa usina tem capacidade para gerar 104,1 MW de energia.

Segundo um estudo da Secretaria de Infraestrutura do Estado, com toda a capacidade instalada, o Ceará evitaria o equivalente à emissão de 1 milhão de toneladas de dióxido de carbono (o maior vilão do aquecimento global) por ano, quantidade que acabaria sendo lançada ao ar se toda essa energia fosse produzida de outras formas, como pelas termelétricas.

Com o primeiro leilão de energia eólica a ser realizado pelo governo, marcado para o dia 25 de novembro, a expansão do setor deverá ser ainda mais acelerada. Em todo o país, 441 projetos se inscreveram para participar da seleção comandada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com propostas para gerar ao todo 13.341 MW de energia. Desse total, 72% são do Nordeste. O Ceará é o segundo com maior número de projetos inscritos, 118 (com proposta de captar 2.743 MW a mais de energia) - perde apenas para o Rio Grande do Norte, que tem 134 projetos (4.745 MW)."

Qual é a sua posição nesse impasse?

Leia mais e veja fotos...

Inicado por: Raoní Santos
Fonte: UOL Notícias
Foto: renatodeaguiar by Flickr

2 comentários:

Dany Beckmann disse...

temos que analisar os prós e contras da ação. não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas o que posso dizer é que dá um charme a paisagem... ;) beijos

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

sou extremamente favorável à energia eólica, e se eu morasse num local com vento constante ja teria feito meu próprio gerador eólico... na holanda é bastante comum encontrar casas com gerador eólico próprio...

a propósito: as hidrelétricas, apesar da eficiência e do custo reduzido da produção de energia, são criticadas por causa das barragens e seus efeitos colaterais, as termelétricas movidas a combustíveis fósseis por causa da emissão de gases-estufa, e as usinas termonucleares por causa dos resíduos difíceis de serem manejados... então o uso de biomassa (etanol, óleos vegetais, bagaço de cana) em termelétricas, as células fotovoltaicas e os geradores eólicos aparentam ser opções viáveis para conciliar com a questão ambiental...

Related Posts with Thumbnails