28.1.09

10 DICAS ECO²

Separei 10 das 51 dicas Econômicas e Ecológicas que a ORA - Organização de Renovação Ambiental publicou e disponibilizou para download no site Scribd.

Bom proveito...

1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA: Parece obvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA: Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre e fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d ' água

3. APRENDA A COZINHAR EM PANELA DE PRESSÃO: Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: Feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc... Muito mais rápido e economizando 70% de gás.

4. ANTES DE COZINHAR, RETIRE DA GELADEIRA TODOS OS INGREDIENTES DE UMA SÓ VEZ: Evite o abre e fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...

5. TENHA UM VENTILADOR DE TETO: Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa idéia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

6. USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS: É certo que são caras,mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

7. REDUZA O USO DE EMBALAGENS: Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

8. COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS: Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

9. COMPRE ORGÂNICOS: Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros,pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

10. USE O TELEFONE OU A INTERNET: A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.

Fonte: ORA – Organização de Renovação Ambiental

Veja o arquivo completo e disponível para download clicando aqui.

6 comentários:

Mimirabolante disse...

Legal estas dicas....elas fazem uma enorme diferença....

Anônimo disse...

Gostei da dica dos produtos organicos...dessa eu nao sabia =P

Beiijos!

Anônimo disse...

Coisas simples que só precisam começar a fazer parte do nosso cotidiano, não é? Então vamos lá...
bjs

Anônimo disse...

HUmmmmmm um "homom" do Eco GNight me achou ´para afzer parte do blog dele por causa de seu blog :)

rs

Obrigada aí!

:D

Anônimo disse...

Há sim .... também gostei das dicas :P

Bjão

Dany Beckmann disse...

Já estou seguindo algumas dessa dicas... Beijos

Related Posts with Thumbnails