4.2.10

ORIENTAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE: VOCÊ PAGARIA?


Porque tem gente por aí, que apesar de receber tanta informação, continua errando quando falamos de cuidado com o meio ambiente? Pense comigo, quantas vezes você já viu matérias sobre meio ambiente ou sustentabilidade na sua Home Page seja ela qual for (Uol, Yahoo, Terra, MSN...)? Quantas dessas você já leu? Agora, quantas vezes você viu no Jornal Nacional, ou em outro telejornal, notícias sobre desastres naturais (no Brasil e no mundo) e mudanças climáticas? Você ficou sabendo da Conferência da Copenhague (a COP-15)? Sabia o motivo pelo qual ela foi realizada? Você sabe realmente o que é sustentabilidade? Já ouvi falar dela? Respondendo estas questões, é possível termos uma idéia do que você, eu e alguns milhões de pessoas já sabemos sobre cuidar do planeta. Legal! Mas então porque muita gente ainda tem dificuldade em, efetivamente, cuidar do planeta, seja em casa, no trabalho ou na rua? E quando pergunto isso, estou envolvendo todos os tipos de pessoas, das mais sofisticadas e antenadas as mais simples e humildes.

Será que falta ORIENTAÇÃO em como fazer? Ou será que falta INTERESSE em fazer?

Quem nunca ouviu uma pessoa dizendo: “Eu sei que é preciso cuidar do planeta, mas um papel de bala na rua não faz diferença”. Faz SIM! O problema não é aquele papel de bala em si (e pode ser bituca de cigarro, chiclete velho ou qualquer outra miudeza jogada nas ruas). O problema é a mentalidade de que só ela está fazendo aquilo. E é isso o que acontece com a grande parte dos brasileiros (sim, porque no Japão ninguém joga lixo no chão! Mas aspectos culturais não vêm ao caso agora...rs).

Outro dia fiquei me perguntando por que as pessoas não faziam as coisas da maneira certa, do jeito mais amigável ao planeta, e consequentemente à sociedade. Entre tantas respostas, a que mais me chamou a atenção foi: Porque elas não sabem como fazer. Sabem o que é preciso fazer, mas não sabem como incluir aquela prática no dia-a-dia!

E por que não ajudá-las? Claro, como não! Por isso criei o blog em 2008. Mas será que alguns textos mensais são capazes de fazer as pessoas agirem de forma mais sustentável? Não tenho dúvida que informação conscientiza, mas a questão é ação, mudança de atitude, o que exige orientação e mais proximidade com cada pessoa ou situação. Então faço a pergunta:

Você pagaria (um preço justo) pela orientação de como APLICAR a sustentabilidade na sua rotina diária?

Vocês, meus caros leitores, são os primeiros a quem pergunto. Essa é a primeira fase de uma pesquisa de mercado para um novo negócio sustentável! Por isso a opinião de vocês é muito importante para eu saber se essa é apenas uma idéia ou uma oportunidade de negócio.

Conto com suas respostas (comentários). Saudações!

\o/\o/\o/



...

3 comentários:

Maluko disse...

Absurdo, o fim da picada pagar pra ter consultoria sobrte sustentabilidade!

Isso sim, é transformar o meio ambiente em comércio!

Creio que este tipo de ensinamento, assim como religião, deveria er gratuíto e acessével à todos,nao só pra quem paga!

Henrique Beckmann disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Beckmann disse...

Maluko,

As orientações estão aí para quem quiser seguí-las. Mas já pensou que tem gente que quer ajudar o planeta e não sabe como ou por onde começar?

Nesses casos a consultoria ajudaria a pessoa e consequentemente ao planeta.

Related Posts with Thumbnails