19.1.10

PEEPOO: BANHEIRO PARA TODOS


Em todo o mundo 40% das pessoas não têm acesso a saneamento básico. Essas 2 bilhões de pessoas não têm se quer um lugar adequado para fazer suas necessidades. A falta de banheiros afeta tanto a sociedade e a população através da contaminação da água doce e água subterrânea. Fezes humanas contêm vírus, bactérias, vermes e parasitas que matam e contaminam as pessoas com doenças graves. Uma criança no mundo morre a cada 15 segundos devido à água contaminada.

Preocupada com isso a empresa Sueca Peepoople AB desenvolveu o PeePoo. Um saco individual, descartável e degradável que, após 30 dias, transforma fezes de humanos em abudo rico em nutrientes para plantas. E o melhor, sem liberar partículas de plástico no ambiente. Após o uso o Peepoo deve ser armazenado em no máximo 24 horas (período que o mantém livre de odores).





6 VANTAGENS DO PEEPOO:

1-) O PeePoo é um saco fino alongado com 14 x 38 cm. Dentro da bolsa há uma fina gaze que mede 26 x 24 cm. O interior do PeePoo é revestido com uma película fina de uréia. A uréia é o fertilizante mais comum no mundo. Pode ser encontrada, por exemplo, na pasta de dentes ou creme para a pele. Quando a uréia entra em contato com fezes ou urina, uma quebra enzimática ocorre em amônia e carbonato, impulsionado por enzimas que ocorrem naturalmente nas fezes.

2-) Ele é projetado para ser usado uma vez, sentados, de cócoras ou em pé. Se usa-lo com uma só mão, a gaze fina impede qualquer contato com os excrementos. Também pode ser utilizado e colocado dentro de uma garrafa de plástico cortada ou pequeno balde e agindo como cerca de um penico.

3-) É uma das poucas soluções de saneamento que não exige água. A água só é necessária para lavar as mãos após o uso. Isto significa que a ligação tradicional entre água e saneamento é anulada. Uma bolsa usada peepoo está limpa para manipular.

4-) Após todos os agentes terem sido inativos, 15 a 30 dias após o uso, as fezes tratadas constituem um adubo de alto valor com um valor de mercado considerável. O adubo será principalmente um fertilizante de nitrogênio, devido adição de uréia. Outros nutrientes também estão disponíveis para as plantas melhorarando a fertilidade do solo. Além disso, a matéria orgânica nas fezes vai melhorar a estrutura do solo e, assim, a capacidade de armazenamento e a capacidade de retenção de água que, no longo prazo será possível melhorar a colheita dos campos.

5-) Seu design é adaptado para que ele possa ser fabricado em um preço tão baixo quanto possível e vendido para os grupos com mais fraco poder de compra no mundo. O preço é extremamente vantajoso em comparação com todos os métodos concorrentes, para os consumidores finais e para a sociedade já que não há custos de investimento relacionados com sua utilização.

6-) Não necessita de soluções de infra-estrutura para a implementação. Nenhuma construção ou tubos precisam ser construídos. Também não há qualquer necessidade de qualquer sistema de sobrecarga ou custos de investimento. Peepoo pode ser simplesmente distribuído, podendo assim atender a enorme demanda de uma maneira altamente eficiente.

A produção dos sacos Peepoo está prevista para meados de 2010. A missão da Peepoople é que todas as pessoas que assim o desejem poderão ter acesso a saneamento digna e higiênica.

Peepoo: um banheiro portátil, higiênico e realmente sustentável (econômico, social e ecológico)!

Fonte e imagens: dezeen.com

...

2 comentários:

Mimirabolante disse...

Deve servir para fezes de cachorros tbm?????Onde vende?Quanto custa?Seria o ideal para acondicionar as fezes caninas,ou estou escrevendo bobagem?

Henrique Beckmann disse...

Ótima visão empreendedora... Mas para ser sincero eu não sei dizer com certeza se é possível usá-lo em fezes animais. Quanto a comercialização, até onde sei, ocorrerá ainda esse ano. Vou acompanhar o site e me informar melhor.

Related Posts with Thumbnails