18.2.10

DIREITOS E DEVERES


É comum ver o pessoal por aí reclamando de nossos políticos (e motivos não faltam). Mas é preciso colocar cada gato no seu balaio.

Nos últimos meses a cidade de São Paulo tem sido castigada com fortes chuvas, foram quase dois meses de chuvas diárias e muitas vítimas. Eu concordo com muitas reclamações, mas só quando elas têm sentido. Por aqui falta transporte de qualidade, há muitos carros nas ruas, falta MAIS incentivo ao uso de transportes alternativos, como a bicicleta, o IPTU só faz aumentar, e por aí vai...

Outro dia fui fazer uma entrega e no caminho passei pela Radial Leste (a avenida que liga o centro à zona leste da cidade),“pra variar” o transito estava lento. Nisso comecei a observar alguns ciclistas pedalando pela mais nova ciclovia (pequena, mas útil) da cidade. E notei uma grande quantidade de lixo no chão e no gramado novinho. Era bituca de cigarro, embalagens amendoim, guardanapo de papel, todo tipo de “lixo miúdo” típico de quem faz um lanchinho antes de embarcar no Metro, sabe? E o mais incrível! No foral de pedestres, há poucos metros de onde eu vi a imundice, há uma lixeira, um tanto judiada (bem provável que algum “sem noção” deve ter quebrado), mas ainda assim era uma lixeira, laranja e BEM visível a quem passa por ali.

Bom, o fato é que ontem, novamente uma tempestade assustou os paulistanos, vias travaram, ruas alagaram e muito lixo ficou espalhado por aí.

Quando isso vai acabar? Não dá para evitar as chuvas, mas dá para cuidar melhor do SEU lixo.

- Coloque o lixo na rua somente quando for o dia do caminhão passar;

- Não jogue lixo na rua, por menor que ele seja (isso básico, qualquer criança sabe, por favor, hein!);

- Se não tiver como esperar, ou se é comum o caminhão de lixo demorar a passar onde você mora, deixe seus resíduos em lixeiras suspensas e seguras para que eles não caiam;

- Contrate uma caçamba junto com seus vizinhos para descartar aqueles volumes que o lixeiro não leva e a encaminhe para um EcoPonto mais próximo (existem vários na cidade)

Não quero defender ninguém aqui, muito menos políticos. A prefeitura também tem sua parcela de culpa no problema das enchentes. Mas todos já deveriam saber de suas obrigações como cidadãos: SEU lixo é SUA responsabilidade!

Vamos acordar galera!!!

Fazendo sua parte todos saem ganhando.

Para saber mais sobre os EcoPontos de São Paulo, clique AQUI.


Foto: Douglas R. Nascimento [by Flickr]

...

4 comentários:

Érica Sena/ Blog Pensar Eco disse...

Olá,
muito bom seu post...parabéns!!
Concordo com vc...Será q posso posta-lo em meu blog..claro com seu nome.

Abs,
ÉRICA/ PENSAR ECO

Henrique Beckmann disse...

Vlw Érica, que bom que gostou!

Claro que pode postar, fique a vontade!

...

Mariana MT disse...

Olá Henrique, adorei o texto e achei o blog sensacional. De verdade. Parabéns pelo trabalho! Quanto ao post fico indignada quando vejo pessoas reclamarem das prefeituras e até da natureza e ainda assim continuarem a abarrotar a cidade, os rios e toda a natureza com lixo, fruto do seu consumo excessivo. Acredito que cada um tenha a sua parcela de culpa nesse caos ambiental e deve se sentir obrigado a repensar seus hábitos e mudar suas ações.
www.evolucaosustentavel.blogspot.com

Mimirabolante disse...

Com certeza,vc está coberto de razão.....somos os responsáveis pelo caos que o Planeta está !Temos que mudar !Amar mais e preservar !!!!bjcas

Related Posts with Thumbnails